quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Religião Evangélica


A religião pode ser definida como sistema de crenças que possui uma doutrina e um conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças, tendo como base e sustentação a idéia central da existência de uma força sobre-humana, divina, sagrada, transcendental e criadora do universo.

No decorrer do processo histórico a sociedade tem vivenciado modificações econômicas e culturais como deterioração das condições de vida, acentuou a frustração, tensões, violência social, consumo de drogas e rebeldia dentre outras, e isto tem provocado repercussões refletidas em mudanças de mentalidades e práticas sociais.

De acordo com os aspectos históricos da humanidade a igreja evangélica pode ser conceituada como toda congregação que teve como origem a Reforma Protestante e que segue os ensinamentos da Bíblia, Novo e Antigo Testamento como Livro Sagrado ou que concordam com pressupostos fundamentais feitos por Jesus. Ensinamentos estes descritos com base na salvação da alma e no merecimento das promessas descritas no Antigo Testamento.

Evangélico é um termo bastante abrangente que inclui uma diversidade de grupos com diferentes interpretações sobre a Bíblia. Dentre esta pluralidade podemos destacar como as principais correntes: Evangélicos históricos, Evangélicos Pentecostais e Evangélicos neopentecostais.

Os evangélicos históricos têm como seguimento uma doutrina com base na reflexão dos diferentes significados da Bíblia durante a história, essa reflexão engloba as diversas interpretações conforme sua consonância com a Bíblia. A sua origem se deu o período da Reforma Protestante. Seus pressupostos se baseiam no processo de maturação que teologia cristã vivenciou, para refletir e mudar os as regras e costumes morais estabelecidos anteriormente pela Igreja Católica Romana.

Os evangélicos Pentecostais é um grupo mais recente com características semelhante aos evangélicos históricos, entretanto, a sua característica mais relevante é a visão mística do relacionamento com deus, acreditando que os milagres e sinais descritos na bíblia poderão acontecer na atualidade. Nos cultos e nas Campanhas da igreja os evangélicos pentecostais são exigidos a sua presença e participação. Em relação as suas características físicas já não são tão facilmente identificados, por exemplo, pela vestimenta, por portarem suas bíblias, e, no caso das mulheres, pelos cabelos presos. Prática muito comum

entre este grupo é não só ajudar os membros necessitados, mas também buscar serviços de pessoas ligadas ao mesmo sistema de crenças.

Já Evangélicos Neopentecostais pregam algumas práticas pentecostais, mas também inseriram novas praticas e modalidades como a utilização de objetos como “ponto de contato” que pode ser definida como a utilização de imagens e enfatização da busca de bênçãos materiais. Bonfatti (2000) afirma que o neopentecostalismo “tem como características além do antiecumenismo, presença de líderes fortes, a catarse emocional, participação na política partidária”. Este grupo possui práticas semelhantes aos Pentecostais, pois eles também buscam ajudar os membros necessitados, mas também buscam apoio com outros fiéis do mesmo sistema de crenças.

Novaes (2001) ao analisar os dados sobre religiosidade dos brasileiros obtidos no censo realizado pelo IBGE em 2000 comenta que o fenômeno mais evidente na sua pesquisa sobre Religião é o expressivo crescimento numérico de evangélicos pentecostais de diversas denominações que se multiplica em organizações religiosas de pequeno, médio e grande porte.

De uma forma, a cada ano tem aumentado o número de igrejas evangélicas no Brasil, sendo considerada a segunda maior religião do país, com maior numero de fíeis depois da religião Católica. Todavia, a religião também pode ser vista como uma rede de apoio social, sendo utilizada como suporte para lhe dar com as dificuldades e agruras da vida. Sendo assim, os fiéis da igreja evangélica crêem que o Senhor è o Salvador e a fé são as únicas esperanças e fortaleza de superar os desafios humanos.


Billy

Nenhum comentário: