quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Hábitos




Túnica

Manto longo, de cor branca, bege ou cinza que cobre todo o corpo. Representa a túnica que Jesus usava a caminho do calvário, “sem costura de alto a baixo “.

Alva

Veste idêntica a túnica, sendo toda branca. Simboliza a vida, a pureza e ressurreição.

Casula

Usada sobre todas as vestes cobrindo o corpo todo. Possui diversas cores que são usadas de acordo com o tempo litúrgico que está sendo celebrado. Usada no Natal, Páscoa e Corpus Christi.Simboliza a paz e a caridade para que todos que se aproximem do altar se sintam envolvidos.




Batina

A única diferença dela para a túnica é o comprimento maior até os tornozelos.
Possui cores específicas voltadas geralmente às ordens religiosas. A batina de cor preta é destinada aos sacerdotes, a branca para os monges dominicanos e cistercienses, a parda (ou marrom) é para carmelitas e franciscanos, a roxa para os bispos e a vermelhas aos cardeais, estas duas últimas são destinadas às autoridades eclesiais de máximo valor na Igreja, abaixo apenas do Papa.













Cíngulo

É um cordão que prende a alva ou a túnica à altura da cintura. Simboliza a vigilância, lembrando as cordas com as quais Jesus foi amarrado.
Todos esses tipos de vestimentas religiosas também possuem uma diversidade de cores que trazem significados próprios, usadas cada qual em seu período único no calendário litúrgico.

A diferença das cores nas vestes sagradas tem a finalidade de expressar, bem como no uso externo, a característica particular dos mistérios da fé que vão ser celebrados e o sentido da vida cristã no longo caminho em curso do ano litúrgico. No primeiro milênio, sempre foi usado o branco natural. A partir do século XII em Roma se fixou as cinco cores litúrgicas.

Branco

Simboliza pureza, alegria, começo de uma vida nova (batismo), luz. Usada em memórias da Virgem Maria, santos não mártires.


Vermelho

Representa o sangue derramado dos mártires pela fé e por Cristo na cruz. Usada no Domingo da Paixão e Sexta-feira Santa, Pentecostes, festa dos Apóstolos e Santos mártires.

Verde

Simboliza esperança na vida eterna que se renova, usada nas celebrações do Tempo comum.

Roxo ou Preto

Simboliza a Penitência e mortificação, luto pela perda de alguém, conversão. Usada no Tempo do Advento e da Quaresma, fiéis defuntos.

Rosa

Simboliza alegria pela vinda do Messias e pela salvação que Cristo realizou. Usada sempre no 3º Domingo do Advento e 4° Domingo da Quaresma.
O grande diferencial entre as vestimentas religiosas que é o Cíngulo. O hábito religioso que é usado por franciscanos possui três nós feitos em uma das pontas cingindo a cintura, onde ali está um grande significado dos sacerdotes da ordem. Tais nós significam os votos religiosos perpétuos de pobreza, castidade e obediência, prova de amor maior na aceitação do evangelho de Cristo.

Nenhum comentário: