quarta-feira, 26 de novembro de 2008

FIGA

Um dos amuletos preferidos pelos seguidores das religiões afro-brasileiras, a figa já era conhecida na pré-história européia - que entre as suas crenças incluía o sexo e a fertilidade como forças do bem - redundando daí a certeza de que esse amuleto tem poder contra o mau-olhado.

Na Turquia, o gesto da figa projetando seu polegar entre o primeiro e o segundo dedo da mão, tem significado extremamente ofensivo, sendo considerado obsceno na área do Mediterrâneo. De forma geral, porém, ela é tida como um amuleto contra o azar, o mau olhado e a inveja, e por isso mesmo, na opinião dos que acreditam em forças não naturais, deve estar sempre na bolsa ou na carteira. E são eles que apontam três recomendações a serem consideradas pelos supersticiosos:

  • Se você perdeu uma figa, não tente mais encontrá-la, porque ela foi embora com toda a carga de maldade que ia cair em cima de você.

  • A melhor figa, diz a sabedoria popular, é a que se ganha, não a que se compra. E você pode usá-la junto com outros objetos de sorte, em um conjunto chamado balangandã.

  • Compre uma figa do tamanho de seu dedo médio, mais ou menos, preferentemente de madeira, e leve-a consigo em uma sexta-feira, ao se dirigir ao seu local de trabalho. Chegando lá, procure escondê-la em um lugar onde os outros não possam achá-la com facilidade, e quando fizer isso, diga: “Essa figa é minha segurança neste emprego, e por isso jamais serei despedida sem uma causa justa”.
Fernando Danneman

Nenhum comentário: